O movimento #JuntosPeloCinema realizou uma pesquisa online com mais de 27 mil
pessoas no país através da empresa Vibezz para entender a percepção sobre o retorno às
salas de cinema. Com alto engajamento do público, com idade de 16 a 65+ anos, com
renda de menos de 800 reais até mais de 15 mil reais por mês, a pesquisa foi respondida
em todas as regiões do país.

Entre os resultados, destaca-se o fato de que o público jovem, de 16 a 24 anos, é o
que mais sente falta e o que deve retornar mais rápido às salas. 75% dos jovens
colocam o cinema como prioridade de entretenimento no retorno das atividades,
ficando acima de passeio ao ar livre, que ocupa o segundo lugar da preferência, com 37,5%
dos votos. 80% dos jovens ainda afirmam que, no futuro, a frequência de ida ao cinema
deve se manter igual ou maior ao que era antes da pandemia.

A pesquisa, realizada no período de 11 a 22 de maio, também mostra que o retorno ao
cinema tem uma importância significativa para o público que recebe renda de até R$
2.165,00, por ser considerado uma opção mais econômica em comparação a outros tipos
de entretenimento, como shows e teatro.

Para os cinéfilos, público que vai ao cinema mais de uma vez por mês, a volta deve
acontecer logo no primeiro mês de reabertura das salas, conforme 70% das respostas.
Esse público também se diz tranquilo com as medidas de segurança e bem-estar adotadas
pelos exibidores.

De acordo com 70% de todas as pessoas pesquisadas, o que mais sentem falta é a
experiência do cinema, algo que não é possível reproduzir em casa, e esse é o fator que
mais impacta a agilidade do retorno às salas. 98% dos respondentes também associam o
cinema com sentimentos positivos. As palavras mais associadas à experiência foram:
diversão, filmes e pipoca.

A pesquisa teve o apoio de parceiros do segmento como AdoroCinema, Instituto de
Pesquisa Boca a Boca, Comscore, FLIX Media, Ingresso.com e Velox Tickets, que
utilizaram suas bases de cadastrados para disparo do link de acesso ao questionário, além
da participação de exibidores e distribuidores que enviaram à sua base o convite para
responder a pesquisa.