Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]

Prefeitura instala placas com marcos quilométricos da pista de caminhada e ciclovia do Parque Ecológico

Prefeitura instala placas com marcos quilométricos da pista de caminhada e ciclovia do Parque Ecológico
Os munícipes que utilizam a pista de caminhada e a ciclovia do Parque Ecológico passaram a contar com uma novidade para calcular o percurso percorrido durante as atividades físicas. A Prefeitura iniciou a instalação de placas com marcos quilométricos em toda a extensão do Parque. São 17 placas instaladas que indicam cada quilômetro percorrido, nos dois sentidos da via. A sinalização é uma das ações em comemoração aos 30 anos do Parque Ecológico. Cada placa também possui um QR Code que dá acesso a vídeos especialmente preparados para a data. A instalação tem previsão de ser concluída na próxima semana.

Desde setembro de 2021, a Administração Municipal vem realizando ações para marcar as três décadas de implantação do Parque. O principal cartão postal de Indaiatuba foi instituído pela Lei Municipal nº 2.731, de 6 de setembro de 1991, e teve o primeiro trecho urbanizado entregue oficialmente à população um ano depois, em dezembro de 1992.

Além das placas comemorativas instaladas na pista de caminhada e ciclovia, que foi um trabalho da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação, a festa de aniversário dos 30 anos do Parque Ecológico já contou com várias outras ações espalhadas por trechos diferentes. A primeira ação foi realizada em outubro do ano passado na Concha Acústica, comandada pela Secretaria de Saúde, com orientações à população. Em dezembro, a Prefeitura inaugurou o Parque Pet, construído pela Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente no segundo trecho do Parque.

No início deste ano, o aniversário do Parque também foi tema de um desafio de e-sports promovido pela Thathi Record TV. O desafio “Criação no Parque” consistiu em construir o Parque Ecológico de Indaiatuba dentro do jogo Minecraft e usar a criatividade para acrescentar algo diferente, usando a imaginação para criar um mundo virtual dentro do parque. O evento foi realizado de forma on-line de 15 de janeiro a 04 de março, e a final foi transmitida no canal da Torneio de Jogos (link: https://www.youtube.com/c/TorneiodeJogos) e da TV Thathi (TV Thathi Record TV - YouTube).

A Secretaria de Serviços Urbanos também comandou o evento de lançamento dos totens da Fauna e Flora do Parque Ecológico, no estacionamento do Parque da Criança, em abril deste ano.

A comemoração mais recente foi a realização do Maio Musical, sob o comando da Secretaria da Cultura, que trouxe uma programação especial para o palco montado em frente à Prefeitura, com atrações até o próximo final de semana. Este ano, o Maio também comemora 30 anos.

A festa de aniversário do Parque Ecológico continuará até dezembro, com mais ações voltadas ao Meio Ambiente, atrações culturais e serviços diversos que agitarão outros trechos do Parque.



Parque Ecológico

O Parque Ecológico de Indaiatuba foi projetado pelo arquiteto e urbanista Ruy Ohtake no início dos anos 90, cortando a cidade em 80% da sua totalidade. Totalmente urbanizado, hoje o Parque abriga 16 quilômetros de pistas de caminhada, ciclovias e ciclofaixas, bastante concorridas pela população, principalmente nos finais de tarde e fins de semana.

Com pouco mais de oito quilômetros lineares, o principal cartão postal da cidade é formado por bosques com mais de 70 espécies arbóreas, sendo dois fragmentos de vegetação com espécies nativas variadas, um está localizado atrás da Fiec I, próximo à Prefeitura, e o outro está localizado no primeiro trecho urbanizado, na altura do bairro Chácaras Areal.

Em toda a extensão do Parque Ecológico o córrego do Barnabé forma 16 lagos, e também possui uma Estação de Tratamento de Água inaugurada em 2005, com capacidade para tratar 150 litros/segundo. A ETA V reforça o abastecimento do Jardim Morada do Sol, e junto com a ETA III – Pimenta, abastece uma região com aproximadamente 60 mil habitantes. Os lagos são usados para a pesca e para o lazer da população, incluindo um ponto de pedalinho.

O paisagismo divide espaço com áreas de recreação. Para o lazer e esporte o Parque dispõe de Academias ao Ar Livre; Parque Temático e Parque da Criança, com suas atrações aquáticas; Parque Pet; Pista de Skate; Pista de Bicicross e Velódromo Municipal; concha acústica; quadras poliesportivas; quadra de tênis; campos de futebol gramado e de areia, entre outros.

O espaço ainda abriga a Unidade I da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura); o Ciaei (Centro Integrado de Apoio a Educação de Indaiatuba), que em suas dependências disponibiliza a Sala Acrísio de Camargo, um auditório que recebe eventos culturais; um Centro Cultural; dois postos de Ecobike, que faz empréstimo gratuito de bicicletas à população; sede da Guarda Municipal, e o Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental).

A maior parte das obras de urbanização foram realizadas pelo ex-prefeito Reinaldo Nogueira (1997-2004 / 2009-2016), que deu continuidade e ampliou o projeto inicial. O atual prefeito, Nilson Gaspar, participou do projeto de urbanização em quase toda a sua totalidade enquanto engenheiro agrônomo e secretário de Urbanismo, e finalizou o Parque em 2019 com a criação do Parque Ecológico do Jardim Paulistano.



Nenhum comentário:

Bottom Ad [Post Page]