Secretaria de Saúde anuncia retomada gradual dos atendimentos eletivos

O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), junto com a secretária de Saúde, Graziela Garcia e a secretária de Relações Institucionais, Graziela Milani, anunciaram na noite de terça-feira (21) em Live transmitida na página oficial do município no Facebook, a retomada gradual dos atendimentos eletivos da Rede Municipal de Saúde, que estavam temporariamente dispensados por conta da pandemia pelo Novo Coronavírus. O objetivo é garantir acesso à Rede de Saúde de forma segura e rápida com classificação de riscos.


O atendimento da Atenção Básica volta a partir de agosto por meio de acesso avançado, ou seja, sem a necessidade de agendamento. O atendimento agendado (agenda programática) será apenas para puericultura gestantes; crônicos; diabéticos e hipertensos. Para demais pacientes será classificada a gravidade para o atendimento imediato ou para consulta agendada brevemente.


Para o Atendimento das Especialidades está em planejamento a ampliação dos horários e locais de atendimento para evitar aglomeração e dar maior acesso para os pacientes que precisam do médico especialista.

O atendimento odontológico eletivo, volta na segunda quinzena de agosto, dando prioridade para pacientes que não são grupo de risco e pacientes com dor. Será agendado apenas um paciente por hora, visando o processo de desinfecção entre os atendimentos. Aos sábados volta a entrega de próteses.


Além da ampliação das consultas, a previsão é aumentar a quantidade de exames gradualmente. Hoje em dia a Rede Municipal está absorvendo cerca de 40% da demanda, em agosto esse número irá subir para 60% e até outubro a previsão é voltar 100% da realização dos exames.


Para setembro terá o aumento do número de atendimentos das pequenas cirurgias no Hospital Dia, ou seja, as que não utilizam anestesia geral, os agendamentos serão feitos por classificação de risco.


O projeto 100% Saúde terá o retorno das atividades também em agosto, mas por meio digital, com novas inscrições; palestras por vídeos e acompanhamento da equipe multidisciplinar.


O Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental) já voltou a entregar aparelhos auditivos para os pacientes que estavam na lista de espera. No entanto são feitas seis entregas por semana, para um paciente de cada vez, com o objetivo de manter o distanciamento social.


A Secretaria de Saúde mantém os atendimentos digitais com o Minha Saúde Teleatendimento Covid-19 e Minha Saúde Telemedicina Especialistas. Há também o atendimento via WhatsApp pelo número (19) 9 9779-3856. É importante ressaltar que os serviços podem ser alterados de acordo com a situação epidemiológica do município.


via pmi

Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem