A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira (10) a realização das consultas com médicos de diversas especialidades dentro do plano de retomada consciente da saúde. Para isso foi montada uma estrutura no Espaço Bem Viver com seis consultórios médicos, seguindo todas as normas de distanciamento social e orientações da Vigilância Sanitária para garantir segurança de profissionais e pacientes.

No Bem Viver 22 médicos de especialidades como, endocrinologista, reumatologista, ortopedista, dermatologista, infectologista, entre outras estarão atendendo as consultas previamente agendadas pela Secretaria de Saúde. O local terá capacidade para a realização de 1.800 consultas médicas por mês, podendo ser ampliado de acordo com a situação epidemiológica do município no Plano São Paulo.

O Prefeito Nilson Gaspar destacou que o Espaço Bem Viver será usado provisoriamente pela Secretaria de Saúde. “Como as atividades e oficinas realizadas no Bem Viver estão suspensas até que possamos voltar a oferecê-las de maneira segura, resolvemos aproveitar este amplo espaço para dar andamento às consultas com especialistas, que deixaram de acontecer por conta da pandemia. Conforme avançamos no Plano São Paulo, as ações serão retomadas aos poucos e os idosos poderão voltar a fazer suas atividades esportivas e culturais no Bem Viver”, afirmou.


Segundo explica a secretária de saúde, Graziela Garcia, as consultas de especialidades também acontecerão no Hospital Dia, onde 23 médicos estarão atendendo aproximadamente 4.000 consultas ao mês. “Por conta da pandemia estávamos atendendo apenas os casos mais urgentes, mas a partir do dia 10 vamos retomar gradativamente os serviços da atenção especializada (consultas e exames). Montamos um grande ambulatório provisório dentro do Espaço Bem Viver, um local amplo e ventilado, que oferece maior segurança por conta da circulação do novo coronavírus. As consultas médicas estão sendo marcadas com horários mais espaçados, de acordo com as orientações da vigilância sanitária”, comentou.

A Secretaria de Saúde também está retomando a realização de 40 tipos exames médicos. Nessa primeira fase plano de retomada serão ofertadas 10 mil vagas de exames, que serão realizados inclusive aos sábados e durante a semana em horários estendidos, até às 21h.