A pedido da Prefeitura de Indaiatuba, a CPFL, a Vivo, a Net, a Claro, dentre várias outras empresas de telefonia e provedores de internet que atuam na cidade iniciaram na primeira semana de setembro um trabalho para o ajuste e arrumação de cabos e fiações caídos dos postes de iluminação pública por toda a cidade. Os trabalhos, iniciados na região central, estão sendo executados por meio de uma parceria formada entre as empresas.

Após identificar muitos pontos da cidade com problemas de fiação caída, a administração municipal solicitou uma reunião, da qual participaram as secretarias de Relações Institucionais e Comunicação, Obras e Vias Públicas, Urbanismo e Meio Ambiente, Departamento de Informática (vinculado à Secretaria de Administração) e representantes de várias empresas de telefonia e provedores de internet da cidade, que criaram então uma força-tarefa, para colocar em prática os trabalhos que visam ajustar a fiação, para que não fique mais nenhum cabo ou fio caído.

Para a execução da ação, a cidade foi subdividida em quadrantes. Após a conclusão na região central, que deverá ser finalizada em cerca de 30 dias, a força-tarefa contemplará o bairro Cidade Nova I, depois Cidade Nova II, Vila Georgina e Vila Areal. Dentro da primeira etapa também serão contemplados os bairros Vila de Todos os Santos, Vila Nova, Vila Sfeir, Jardim Pau Preto e proximidades. Os ajustes serão realizados em diversos pontos da cidade.

A definição da prioridade para a execução dos trabalhos ocorreu de acordo com as regiões onde mais foram constatados o problema de fios caídos nas calçadas, levando-se em consideração a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas, e também a questão estética, uma vez que a cidade receberá a iluminação natalina um pouco mais cedo este ano, no início de novembro.