Filmes sobre o olhar feminino seguem em cartaz no Cine CPFL

A programação do Cine CPFL segue com a Mostra Cinema e Reflexão com a temática “O olhar feminino nas cidades contemporâneas”. Os longas estão disponibilizados na plataforma brasileira Looke, com acesso gratuito para todo o território brasileiro pelo endereço www.mostracinemaereflexao.com.br até o dia 30/10.

São quatro títulos programados: “A Câmera de Claire” (Coreia do Sul/França), de Hong Sang-soo, “Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia” (Macedônia/Bélgica/Eslovênia/França/Croácia), de Teona Strugar Mitevska, “Perdidos em Paris” (França/Bélgica), de Dominique Abel e Fiona Gordon e “Quando Margot Encontra Margot” (França), de Sophie Fillières.

Vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico e do no Festival de Berlim, “Deus é Mulher e Seu Nome é Petúnia” (“Gospod Postoi, Imeto i' e Petrunija”, 100 min, 2019, 14 anos) aborda ritual que ocorre no dia 19 de janeiro em cidades da Macedônia. Nesse evento, o pároco mais importante de cada localidade lança uma cruz no rio, e centenas de homens mergulham para alcançá-la, sob a promessa de que assim terão felicidade e prosperidade durante o ano. A diretora da Macedônia Teona Strugar Mitevska revelou-se mundialmente em 2004, com “How I Killed a Saint”, vencedor do Festival de Roterdã. Já dirigiu cinco longas-metragens, todos de circulação no circuito internacional de festivais.

“Perdidos em Paris” (“Paris Pied Nus”, 83 min, 2016, 12 anos) conta a história de Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense que recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia Marta, uma senhora de 93 anos que vive sozinha na cidade de Paris. Sem pestanejar, Fiona embarca no primeiro avião rumo à capital francesa para descobrir que Martha desapareceu. O filme venceu o prêmio do público no Festival de Mill Valley (EUA), o de melhor montagem nos prêmios Magritte (Bélgica) e o Rare Pearl Award, no Festival de Denver (EUA).

Assinado pelo cineasta Hong Sang-soo, “A Câmera de Claire” (“La Caméra de Claire”, 69 min, 2017, 12 anos) focaliza o encontro casual entre duas mulheres durante o festival de cinema na cidade francesa de Cannes. Manhee é uma agente de filmes, recém demitida por sua chefe sem explicações, enquanto que Claire é uma professora de música apaixonada por eternizar momentos com sua polaroide.

O enredo de “Quando Margot Encontra Margot” (“La Belle et la Belle”, 97 min, 2018, 14 anos) acompanha uma personagem chamada Margot, de 45 anos, que tem uma vida despreocupada, pontuada por frequentes noitadas na cidade de Paris. Uma noite, durante uma festa, ela conhece outra Margot, 20 anos mais velha. Elogiado pela sutileza da direção de Sophie Fillières, a produção tem no elenco Sandrine Kiberlain, Agathe Bonitzer e Melvil Poupaud.

Serviço
Cine CPFL de outubro - “O olhar feminino nas cidades contemporâneas”
Quando: até 30/10
Onde: Plataforma Looke - acesso gratuito e online

Informações: www.mostracinemaereflexao.com.b

Sobre o Instituto CPFL

Com 17 anos de trajetória, o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. A partir de 2020, o Instituto CPFL fortalece a frente de atenção social com investimento nos programas CPFL Jovem Geração, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações e o programa CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos. Também integram as atividades da instituição: o Circuito CPFL, programa com etapas de corrida e caminhada e sessões de cinema movido a energia solar; as gravações do Café Filosófico CPFL, realizado em parceria com a TV Cultura e exibido na grade da emissora; o CPFL Intercâmbio Brasil-China, que estabelece um diálogo cultural através de filmes, concertos e palestras; e outras atividades que acontecem na sede do Instituto CPFL, em Campinas, como exposições de artes, concertos da música contemporânea e sessões de cinema.

Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.


Postar um comentário

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem